Helvetia é uma colônia fundada por imigrantes suíços em 14 de abril de 1888. Esses fundadores chegaram ao Brasil em 1854 e nos primeiros anos de 1880, num total aproximado de 500 pessoas. Vieram para trabalhar nas fazendas de café da região de Jundiaí e Campinas.
A fundação se deu com a compra do sítio Capivari-Mirim por parte das famílias Ambiel, Amstalden, Bannwart e Wolf. O sítio possuía 463 alqueires e a população inicial era de 34 pessoas.
Pesquisa realizada por ocasião do centenário da fundação revela que a descendência das famílias que aqui se estabeleceram passa por cinco gerações. As duas primeiras gerações viveram da agricultura. As seguintes, das mais diversificadas atividades.
A comunidade se divide se estrutura em torno de três instituições ou Sociedades: a Escola, a Igreja e o Tiro ao Alvo, todas centenárias.
Os Helvetianos têm particular respeito ao seu patrimônio histórico, cultural e religioso. Procuram preservá-lo e ampliá-lo com iniciativas como esta de que o prezado visitante está participando. Os atendentes dos eventos do buffet são membros da colônia, seu trabalho é voluntário e estes recebem uma ajuda de custo. Tem, porém, o privilégio do carinho e alegria”
ACOLHIMENTO e AMBIENTE FAMILIAR
CARINHO e DEDICAÇÃO